Produtos e Serviços
Para amenizar este atrito entre corretores e
seguradores, a Siscorp criou um produto para minimizar os
problemas dos dois lados: os corretores sofrem com os
conflitos de sistemas de seguradoras diferentes, têm
dificuldade para chegar a preços especiais e, por outro lado,
as seguradoras têm um custo alto para distribuir material para
os corretores, gastam bastante com sistemas não flexíveis, sem
níveis de parametrização e não conseguem reagir rapidamente
aos movimentos do mercado.
Segundo Dawson Henriques de
Oliveira, O QX é um produto que padroniza os cálculos das sem
que elas percam a sua identidade ou que seus dados
confidenciais vazem, e permite ao corretor utilizar a mesma
ferramenta para diversas seguradoras. “Esta é uma solução que
propicia ao corretor mais tempo livre para ele fazer o que
realmente interessa: vender”, fala Dawson.
Leonardo
Carvalho, diretor de tecnologia da Canadá Life, lembra que há
alguns anos as seguradoras eram obrigadas a desenvolver seus
próprios sistemas porque o mercado não dispunha de pacotes
prontos. Abriu-se aqui um nicho para as consultorias.
“Temos que atender as demandas operacionais internas e
ainda oferecer informações gerenciais para corretores e
consumidores”, declara Carvalho. Para ele, há duas vertentes
que devem ser consideradas neste momento para a elaboração de
processos de informática das empresas: a primeira é continuar
os sistemas já desenvolvidos e a outra é baixar os custos
internos.
A informação também é fundamental em áreas
de apoio para as seguradoras. A Serasa é uma das maiores
empresas do mundo em análises e informações para decisões de
crédito e apoio a negócios. A utilização destas informações no
mercado de seguros não foi bem recebida, há cerca de cinco
anos, quando as primeiras seguradoras começaram a utilizar
estes serviços. Hoje, mais de 30 seguradoras utilizam este
serviço.
De acordo com Ricardo Loureiro, da área de
produtos pessoa física da Serasa, esta foi uma maneira,
encontrada pelas seguradoras, de avaliar riscos financeiros e
de investigar sinistros fora do padrão. Agora, a Serasa também
está oferecendo ao mercado o serviço de certificação digital,
que garante a autenticidade das operações digitais. Caso a
legislação venha a permitir, esta certificação digital poderá
tornar a comercialização de seguros ainda mais ágil, pois
eliminará a obrigatoriedade de apresentação de documentos em
papel.