pesquisaGlossárioNewsletterAssinaturaFale ConoscoPerfilAnuncie

Anuário Brasileiro de Negócios B2B e B2C

AGF Brasil Seguros centralizará sistemas com Siscorp
[quarta-feira, 11 de junho de 2003 - Primeiras/Cases ]

A Siscorp finalizou um amplo projeto de centralização de sistemas na AGF Brasil Seguros. O trabalho possibilitou que todas as informações relativas aos corretores e clientes das mais de 100 filiais da seguradora espalhadas pelo País fossem agrupadas em um único Data Center. Para tanto, a companhia investiu aproximadamente R$ 10 milhões.

A partir de agora, as filiais da AGF não armazenam suas informações localmente, o que possibilita à seguradora economia de custos operacionais, segurança dos dados, melhoria no atendimento ao cliente e rapidez no acesso às informações. ''A decisão pela centralização foi inovadora e o resultado muito positivo. Com o sistema fragmentado, por vezes, tínhamos dificuldade em acessar nossos próprios dados, o que nos causava problemas operacionais'', explica o CIO da seguradora, José Adalberto Ferrara.

O projeto desenvolvido pela Siscorp durou cinco meses e contou com o trabalho de seis consultores full-time na AGF. De acordo com Marcelo Freitas da Silva, sócio-diretor da Siscorp, ''o trabalho não se restringiu à centralização. Houve também um trabalho de adaptação para o novo sistema. O sucesso foi tanto, que o novo sistema opera com folga''.

Para viabilizar a centralização foi necessária a criação de Data Center e de Back-up Center, que rodam com servidores RISC de última geração. Paralelamente, a AGF aumentou sua rede de dados de 35 para 110 unidades de atendimento, incluindo filiais, inspetorias e representações. Toda a arquitetura de armazenamento e processamento das informações foi revista para se adequar nos padrões do novo sistema e o call center foi ampliado.

O CIO da seguradora explica que a solução aumentou a eficiência operacional da AGF. ''Agora, nosso sistema opera full-time. Nosso ambiente computacional e sistêmico nos permite atender aos corretores e clientes 24 horas por dia. Antes, porém, tínhamos limitação de horário e nosso contato com as filiais ficava comprometido. Para se ter uma idéia, era preciso buscar as informações das filiais à noite para não comprometer o atendimento aos corretores feito nas filiais'', diz.

Após a centralização, o volume de emissão de apólices cresceu 30%, o que foi feito sem aumento de custos operacionais e permitiu que a AGF iniciasse o processo de centralização de emissão de apólices. ''Com nossos dados agrupados, o próximo passo agora é investir em projetos que viabilizem a mudança do Modelo Operacional da AGF. Um deles, já em fase inicial, é o de centralização de emissão de apólices, para tirar das filiais boa parte dos processos operacionais''.

É justamente a diminuição da carga operacional das filiais um dos principais objetivos da centralização. De acordo com Ferrara, 70% do trabalho das filiais é operacional. ''Queremos que nossa equipe se dedique ao relacionamento com o corretor. Tudo o que for operacional fica a cargo da matriz. A filial tem de estar voltada aos negócios, à divulgação e comercialização dos produtos e serviços perante os corretores. Além disso, queremos preservar o know-how das filiais no tratamento com os corretores e clientes'', explica. ''A informação centralizada melhora o relacionamento da AGF com o mercado e nos permite detectar oportunidades de venda cruzada'', completa.

O executivo acredita também que o investimento na centralização abrirá novas possibilidades à companhia. ''Com o sistema unificado, nossa chance de crescimento orgânico é muito maior. Temos condições de abrir novas filiais investindo menos, uma vez que não há custos altos em sistemas locais e em equipe técnica, pois a matriz concentra todas as informações e conta com toda a estrutura necessária'', finaliza.

Matérias Relacionadas

"Primeiras"

Edinfor integrará solução GIS da Sabesp

AGF Brasil Seguros centralizará sistemas com Siscorp

FAAP controla lista de presença dos alunos com Palm

Telemar assume transmissão de dados da CEF

A revista B2B Magazine é uma publicação da Padrão Editorial Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comuniação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da B2B Magazine ou do detentor do copyright®.
CEO da J.D. Edwards critica atitude da Oracle                                               CEO da PeopleSoft condena oferta da Oracle                                               Oracle quer comprar a PeopleSoft