quinta-feira, 12 de junho de 2003

AGF Brasil centraliza dados em data center

-- 10/06/2003 --

Seguradora contrata Siscorp para implantar projeto de centralização de sistemas, que reúne informações de corretores e clientes

Com um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, a AGF Brasil Seguros finalizou um grande projeto para centralizar os sistemas. Feito em parceria com a Siscorp, o trabalho possibilitou que todas as informações relativas aos corretores e clientes das mais de 100 filiais da seguradora espalhadas pelo País fossem reunidas em um único data center.

A partir de agora, os escritórios da AGF não armazenam suas informações localmente, permitindo à companhia economia de custos operacionais, segurança dos dados, melhoria no atendimento ao cliente e rapidez no acesso às informações. "Com o sistema fragmentado, tínhamos dificuldade em acessar nossos próprios dados, o que nos causava problemas operacionais", explica o CIO da seguradora, José Adalberto Ferrara.

O projeto desenvolvido durou cinco meses e contou com o trabalho de seis consultores full time na AGF. De acordo com Marcelo Freitas da Silva, sócio-diretor da Siscorp, o trabalho não se restringiu apenas à centralização. Houve também uma tarefa de adaptação para o novo sistema.

E para viabilizar a centralização foi necessária a criação de um data center e processos de backup center, que rodam em servidores risc de última geração. Paralelamente, a empresa aumentou sua rede de dados de 35 para 110 unidades de atendimento, incluindo filiais, inspetorias e representações.

Toda a arquitetura de armazenamento e processamento das informações foi revista para se adequar nos padrões do novo sistema, onde o call center foi ampliado. O CIO da seguradora explica que a solução aumentou a eficiência operacional da AGF. "Nosso ambiente computacional e sistêmico nos permite atender aos corretores e clientes 24 horas por dia. Antes, porém, tínhamos limitação de horário e nosso contato com as filiais ficava comprometido.

Para se ter uma idéia, era preciso buscar as informações das filiais à noite para não comprometer o atendimento aos corretores feito nas filiais", destaca. Após a centralização, o volume de emissão de apólices cresceu 30%, o que foi feito sem aumento de gastos operacionais e permitiu que a AGF iniciasse o processo de centralização de emissão de apólices.

"ISP - IDC"

Comente este artigoOs artigos mais enviadosImprima este artigoEnvie este artigo