Ano I - N° 1
Brasil, agosto de 2002. 


Comemorando o 9º aniversário da SISCORP lançamos, a partir deste mês de agosto, o "SISCORP News".
Nestes 9 anos de história, a SISCORP sempre procurou divulgar os acontecimentos e fornecer conteúdo de pesquisa tanto para seus profissionais, como para seus clientes e contatos em geral.
O SISCORP News se propõe a contribuir para uma divulgação, eficiente e prática, de temas interessantes, através de artigos ou da palavra de pessoas importantes da área de IT.
Estaremos também mostrando o que vem acontecendo na SISCORP e no mercado tecnológico.
Queremos através de nosso jornal marcar presença no mercado de tecnologia e mostrar como a SISCORP vem evoluindo no decorrer dos anos.
Esperamos que este novo canal de comunicação se torne algo esperado e bem-vindo para todos.



QUEM SOMOS...
Para aqueles que não nos conhecem...
Fundada em 1993, a Siscorp vem acompanhando os avanços tecnológicos nas áreas de informática e Administração de empresas, apresentando rápido crescimento na prestação de serviços de informática para empresas altamente conceituadas, nacionais e multinacionais.
A Siscorp foi a pioneira no mercado de soluções para internet, sendo que desde 1996 atua no desenvolvimento e manutenção de um dos primeiros sites com acesso a banco de dados em uma das maiores companhias de seguros do país.
Contando com uma equipe de profissionais qualificados, atualizados e com experiência empresarial, a Siscorp está apta a fornecer solução completa na área de sistemas.

O QUE FAZEMOS...
»Consultoria
»Suporte em Tecnologia
»Projetos Fechados
»Fábrica de Software
»Outsourcing
»Treinamento
»Body- Shop

Através do know how adquirido em todos este anos nos mercados brasileiro e internacional, a Siscorp solidificou-se como uma empresa capacitada a prestar serviços e consultoria, tanto em informática como em gestão empresarial.
Através de nossa experiência e dedicação, estamos seguros de poder oferecer à sua empresa soluções do mais alto nível em todos os seguimentos, com total confiabilidade.
NOSSO PRODUTOS...
- GESCORP (gerenciamento de corretora de seguros em todas as suas necessidades)
- SIS Siscorp Internet Store (loja virtual/site institucional)
- IBNR Incurred But Not Reported- (módulo de cálculo para estimar o números de sinistros ocorridos e não reportados para Cias de Seguro)
- SIT Siscorp Information Transfer (total controle de fluxo de informações em bases U2 descentralizadas)
- SKYLINE Sistema Integrado para Gestão de Igrejas
- SBE Siscorp Basic Editor (ferramenta U2 que permite a edição de programas e arquivos U2 em geral, em modo full- screen)
- SIG Siscorp Internet Gateway (ferramenta capaz de ler, alterar e gravar informações em bases de dados U2 on- line, por meio de ferramentas gráficas de programação).
- SSS Siscorp Source Safe (controla versões, registra o autor e o tópico descrito na alteração, efetua Backup de Segurança e dispõe de vários relatórios de acompanhamento em ambiente de desenvolvimento U2)

DataWarehouse: Conceitos e Soluções
Vamos mostrar de forma simples e clara, os principais conceitos ligados a esta tecnologia.
Se você é da área de informática e de repente ouve esta frase em uma reunião de gerentes ou diretores: "Precisamos saber quanto, onde e em que época vendemos nossos produtos", qual será seu pensamento?

Você iria se perguntar:
Nossa base de dados tem todas estas informações consistentes, unificadas e de fácil acesso?
Posso fazer qualquer análise em diversas visões rapidamente?
A criação de DataWarehouses vem de encontro as necessidades atuais das grandes empresas. Massacradas por uma quantidade enorme de dados derivados de transações diárias, as corporações encontram grandes dificuldades na hora de utilizar estes dados para tomada de decisões. Supostamente, os dados armazenados deveriam ajudar gerentes e analistas a decidirem de forma mais embasada. No entanto, isto não acontece. Os bancos de dados que armazenam as transações diárias das empresas foram feitos para responder questões simples, como totalizações, somatórias, e revelam enorme dificuldade para responder a pesquisas que necessitam relacionar dados em diversas tabelas.
Em linhas gerais, um sistema de DataWarehouse é composto, entre outras ferramentas, de um banco de dados, para onde somente as informações necessárias para tomada de decisões são
carregadas vindo dos bancos de dados operacionais. Como este novo banco de dados contém apenas as informações necessárias e está estruturado de maneira dimensional (Modelo Dimensional), as pesquisas feitas sobre ele são rápidas, e podem responder a questões complexas.
Modelo dimensional: O modelo dimensional permite às pessoas pensar sobre o negócio nos termos simples de dimensões como tempo, mercado, e produto.
Se nós pensarmos no negócio em termos de um cubo com nossas dimensões formando a base, o ponto de interseção das três dimensões dentro do cubo equivale a um ponto de medição para o negócio. Um executivo pode descrever os processos de sua companhia como a venda de produtos em uma variedade de mercados e verificar a performance ao longo de tempo.
Ao contrário do modelo de dependências de dados que diz respeito ao mesmo negócio (Modelo Relacional), só que é muito mais confuso com os relacionamentos muitos-para-muitos ou muitos-para-um. Enquanto esta estrutura é necessária para os sistemas operacionais, o modelo dimensional é muito mais vantajoso para o projeto de um DataWarehouse porque é mais eficiente e econômico em termos de performance e análise.

Ivan Feitosa ,
Coordenador de Projetos
SISCORP, BR



A sobrevivência das empresas de Software neste início de século
Após a grande corrida de acerto dos programas no final do século passado para preparar-se para o fatídico "Bug do Milênio", o que no final não se mostrou tão fatídico assim, muitas empresas não se prepararam para o dilema deste início de século. Em razão das várias crises financeiras enfrentadas por vários países no ano passado somadas a grande catástrofe ocorrida em 11 de setembro de 2001 no World Trade Center, as empresas de software tem enfrentado muitas dificuldades nas vendas de seus produtos. O mercado de software tem se tornado extremamente competitivo. Com isso as grandes empresas deste segmento procuram oferecer o que se tem de mais moderno e da mais alta tecnologia, tudo com o objetivo de seduzir os seus clientes cada vez mais escassos.
Mas qual tem sido então a solução para a sobrevivência neste mercado tão concorrido? Esta é sem dúvida uma boa pergunta. Como já dissemos, as finanças mundiais não andam tão boas. Isto leva as empresas a pensarem muito bem antes de entrarem na troca ou aquisição de um software novo, mesmo que este se apresente como 'A solução definitiva para seus problemas'. A venda do produto em si, não tem atraído muito as empresas. O que temos percebido por aqui é que é melhor vender a solução para o negócio do cliente do que apenas o produto. O que eu quero dizer com isso? Antes de vender o produto, o consultor/vendedor deve procurar entender o negócio do cliente, seus problemas, sua concorrência e após este estudo, apresentar a solução junto com o produto. É desnecessário dizer que os produtos devem ser sempre apresentados como ferramentas real-time, Internet, e-business, e-commerce, etc, utilizando linguagens de programação que facilitem o gerente a identificar quaisquer níveis de informações via on-line.
As ferramentas de relatórios gerenciais tem sido largamente solicitadas e utilizadas. O uso da Internet em qualquer segmento de mercado tem se tornado também essencial. Para se ter uma idéia, há uma ferramenta na área de Help Desk que permite ver a máquina do cliente através de uma conexão de Internet Explorer, passando por cima dos FireWalls, etc. O consultor de Help Desk pode identificar o problema e corrigí-lo, sempre com o acompanhamento do usuário. Tudo isso é feito em um ambiente de alta segurança, pois a conexão pode ser desfeita a qualquer tempo pelo usuário.
Tecnologia avançada é importante, mas os clientes querem mais. Querem uma solução apresentada junto com o produto, uma vez que os investimentos são altos e os riscos cada vez maiores.Este é sem dúvida, o caminho para as empresas de software sobreviverem neste mercado cada vez mais competitivo.

Fernando G. de Souza,
Technical Support Coordinator for Brazil
Systems Union, USA




  6ª Expo do CIEE

Fortalecendo sua parceria com a IBM, a SISCORP esteve presente na 6ª Expo do CIEE, nos dias 7 e 8 de junho de 2002.

 

Painéis

Destacando-se nos mercados de Consultoria e Informática, a SISCORP marca seu nome em mais quatro importantes locais da cidade de São Paulo.

SISCORP NEWS

Lançamento do SISCORP News, um jornalzinho virtual que tem como objetivo levar à todos informações sobre a SISCORP e sobre Tecnologia.


Dawson Henriques de Oliveira
Sócio Diretor

Marcelo Freitas da Silva
Sócio diretor

Silvia Marques
Gerente Comercial

Regina Porto
WebDesigner

Matriz
Av. José Caballero, 65 - conj. 62
Santo André-SP
Fone: (5511) 4990-6952

Fábrica de Software
Rua Matias Aires, 402 - andar I
São Paulo-SP
Fone: (5511) 3255-3452

Site
www.siscorp.com.br

Contato
Marketing SISCORP