Ano I - N° 4
Brasil, março de 2003. 

Molicar - Sinistros com tecnologia

(*) Flávio Flaggion

    A Molicar foi a primeira empresa a iniciar o trabalho de terceirização da área de regulação de sinistros de automóveis visando a tecnologia, num momento quando era tudo manual.

    O que é regulação de sinistros?

    A regulação de sinistros é o processo onde todos os fatos e circunstâncias de sua ocorrência são analisados e confrontados com as coberturas e condições da apólice de seguro contratada. Na regulação de sinistros de automóveis, um processo importante é a vistoria de sinistro, que é o deslocamento do perito até a oficina onde se encontra o veículo acidentado para preparar o orçamento dos reparos a serem feitos no mesmo, verificando, inclusive, a compatibilidade dos danos em relação a descrição do acidente. Ao final da vistoria o perito poderá ou não autorizar o início dos trabalhos por parte da oficina, sendo esse processo reportado à seguradora.

     Em 1992 todo o processo era manual, os peritos desconheciam os preços das peças, aprovando orçamentos sem ter idéia do quanto representavam. Foi então que a Molicar começou a desenvolver um sistema com uma tecnologia de ponta para auxiliar neste trabalho, desde a foto do veículo, até ter uma base de dados com peças e seus respectivos valores.

    Hoje o perito vai a uma oficina com seu notebook, verifica tudo o que tem que ser feito no veículo, quais peças a serem substituídas, quais reparadas, pintadas, enfim, todo o processo. Através do sistema o perito consegue obter todas as informações necessárias para o orçamento, o que não existia no Brasil naquela época.

     Em 2000 este sistema foi vendido para a Audatex, que é uma empresa do Grupo americano ADP Systems. No Brasil, o sistema Molicar Audatex é o mais utilizado pelas seguradoras e reguladoras e a tendência é que todos os sinistros de automóveis sejam regulados através desse tipo de sistema. Esta foi a primeira experiência da Molicar e com um grande êxito. A Molicar é pioneira e tem este mérito sendo totalmente informatizada, apesar de hoje não ser a única.

     A Molicar nasceu para trabalhar na Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Paraíba, porém está mudando seu perfil para atuar no interior do estado. Quando os peritos retornam das oficinas com seus notebooks, eles enviam as informações das suas vistorias para São Paulo e em contra partida recebem informações dos novos serviços que terão a fazer. O processo hoje é simples, porém há mais ou menos três anos, quando eu vim para a Molicar, era um problema complexo, a tecnologia ainda encontrava dificuldade para fazer transmissão eletrônica que com a banda larga se viabilizou. Não era o "não saber fazer", mas na época era uma questão de custo, que hoje com a tecnologia dominada, a administração de pessoas a distância se torna mais fácil. Isto é o que a Molicar faz e estamos sempre trabalhando nisto...

    A Molicar está estruturada para as transmissões eletrônicas nesta área de sinistros gerando assim uma grande redução de papéis.

    A Molicar ao desenvolver softwares na área de sinistros também desenvolveu um produto periférico, a "Tabela Molicar", que avalia preços de veículos. A "Tabela Molicar" é uma divulgação de preços de todos os veículos que rodam no Brasil, automóveis, caminhões, motos, implementos agrícolas, tratores, etc, levando em conta as diferenças regionais, tendo o preço de mercado diferenciado em 12 regiões do Brasil. O preço praticado em São Paulo não é o mesmo praticado no Paraná, que por sua vez não é o mesmo praticado em Salvador. Tudo isto foi desenvolvido com o uso da tecnologia na apuração de dados obtidos em todo o Brasil, através de pesquisas no comércio de veículos, de classificados, telefones e colaboradores. A base de informações contém mais de 5.000 modelos de veículos, suas versões, ano, modelo, etc e é atualizada toda semana. Hoje temos a história de quase 26 anos de preços disponíveis.

     A tabela Molicar é divulgada através da publicação semanal do "Molicar Book", sendo hoje referência de valor de mercado de automóveis para seguradoras, bancos, montadoras, corretores de seguro, lojas de automóveis, advogados, leiloeiros, profissionais do setor, governos estaduais (para base de cálculo do IPVA), jornais e revistas especializadas.

    Qualquer usuário também pode acessar na Internet o site www.molicar.com.br e consultar o valor de mercado de cada veículo em duas páginas especializadas em cotação, seja para fins de financiamento e comércio, ou para contratação de seguro, por região, opcionais e quilometragem.

     Em março deste ano foi implantada a cobrança deste serviço que tem em média 20.000 consultas por dia, número bem expressivo para o Brasil quando se fala em Internet. Até um certo limite de acessos a consulta é gratuita e este é um serviço que tende a ser totalmente eletrônico.

     A Molicar fornece ainda, por meio eletrônico, tabelas de valor de mercado de toda a sua base de informações.

     Estamos procurando sempre inovar os serviços, que é a nossa preocupação constante, atendendo as seguradoras no que elas necessitam. Nosso cliente de sinistros é bem específico, ou seja, a área de sinistros da seguradora, ou melhor, "SINISTRO DE AUTOMÓVEL". Este fato exige da Molicar uma especialização bastante extensa sobre este assunto, ou seja, o que as seguradoras necessitam nós temos que fazer e elas estão cada vez mais exigentes, o que é natural, pois todas querem atender cada vez melhor seus segurados. Este é o preço da tecnologia, que nos obriga sermos mais exigentes quanto aos detalhes, velocidade e qualidade.

    A tecnologia ajuda, mas cria novas necessidades: aquilo que era impensável ou impraticável há pouco tempo atrás, hoje é comum e com isso as exigências aumentam, se avolumam, mas este é o nosso dia a dia.

(*) Flávio Faggion é Diretor Geral da Molicar